Lavar os cabelos parece uma atitude bastante inofensiva e muito benéfica. Pois saiba, que a lavagem não é tão positiva assim.
Segundo pesquisa realizada pelas químicas Inés Joekes, da Unicamp, e Carla Scanavez; o uso diário de xampu pode produzir danos à estrutura dos fios e torná-los quebradiços.
Isso porque o detergente presente na formulação do produto contribui para a formação de cavidades nas madeixas, ao extrair a sua gordura natural. Além disso, o ato de ensaboar causa ainda mais danos à cutícula, devido à fricção, e desgasta ainda mais o fio quando associado à água quente. O primeiro sinal a olho nu desse problema são as pontas duplas.
Mas isso não significa que é preciso deixar de lavar o cabelo. A sugestão das pesquisadoras é então lavá-lo somente quando ele realmente parecer sujo. E para quem não dispensa ensaboar a cabeça com frequência, a solução é usar xampus infantis, que contêm detergentes menos agressivos. Vale lembrar ainda, que é importante friccionar o menos possível, deixar a água morna, secar pouco com a toalha e usar pentes com dentes largos.
Outra dica importantíssima é não esquecer do condicionador. Isso mesmo! Esse é o cosmético que mais ameniza a ação nociva do xampu. Feito à base de gordura e detergente distinto, ele preenche as cavidades, fecha as cutículas e deixa os fios homogêneos, tornando-os mais resistentes ao estiramento.
Adorei o post!
ResponderExcluirTem que ser uma prática bem feita né???
Não é tão simples assim!
Beijos!
Equipe Backstage das Blogueiras